Conversei agora há pouco por telefone com o nosso grande Enrico Francavilla. Falamos sobre a Semana de Vela de SP que começa amanhã. Eu queria saber sobre os preparativos e da importância do evento para o clube. Ele me respondeu mais ou menos assim:
“O YCSA ta se empenhando para tornar a Semana de Vela em um evento tradicional. São poucos os eventos que conseguem congregar diferentes classes. A Semana de Vela é o lugar onde temos essa interação entre classes. Dai surgem novos contatos, novas tripulações, por isso, entre outras coisas é claro, achamos importante.”
A Semana de Vela é um evento antigo na represa e que se perdeu com o tempo e há três anos atrás a Fevesp fez esforços para retomar o evento. Perguntei se ele já havia participado antes:
“Eu velejo na represa a quase 30 anos. Velejei muito na classe laser e participei de algumas semanas de vela na laser e sempre foram eventos muito competitivos. Eu acho que depois que retomamos as edições da SVSP aqui na represa, a ‘semana’ ainda está aquém do já foi um dia.
Ela precisa se confirmar como algo tradicional. A gente ainda não conseguiu atrair os velejadores para a semana de vela como sendo o evento principal do ano. Atrativo inclusive para outros estados. E acredito que tenha tudo para dar certo.
Falamos um pouco sobre outras semanas de vela:
“Na oceano, a semana de vela é o evento mais importante do ano. Em muito países os eventos importantes são feitos com esse conceito, ou seja, uma semana de vela congregando varias classes. Como por exemplo os eventos das classes olímpicas. Como na Alemanha a semana de Kyel, que integra a semana de cultura da cidade com eventos culturais.
Por coincidência, que a gente pode repetir nos próximos anos, a festa junina do YCSA será durante a semana de vela. Isso tá um pouco dentro desse conceito de reunir diversos eventos, não somente esportivos, mas culturais e folclóricos também.”
Falamos sobre os ossos do ofício de ser o Vice-Comodoro e que resulta na sua participação na Raia 2 no Campeonato Brasileiro de HPE e ele disse o seguinte:
“Este ano infelizmente não vou correr na minha classe, a classe Snipe, mas espero que seja um grande número de barcos pois a classe Snipe é a mais ativa na represa e portanto ela pode ser a grande responsável para ajudar a retomar a tradição e a força da semana de vela. É um campeonato de 8 regatas, portanto é um formato de campeonato grande então tem tudo pra ser um evento muto legal na água.
Em nome do YCSA eu gostaria de desejar boas regatas a todos os velejadores e velejadoras que participarem.”
É isso ai!! Amanhã largada as 13h00! Nos vemos na água!
Alonso López
Classe Snipe São Paulo.